Publicações

ARTIGOS  (2013-2016):

ARAÚJO, R. C.
. I saperi dei docenti per l?insegnamento della musica nella scuola dell'infanzia. Rivista Infanzia, v. 2/2015, p. 139-142, 2015 Homepage: http://www.rivistainfanzia.it/; ISSN/ISBN: 03902420.

ARAÚJO, R. C.; ADDESSI, A. R. . Um estudo sobre a improvisação musical de crianças num contexto musical interativo/reflexivo. Música em Contexto (UnB), v. 1/2014, p. 1-11, 2014.

ARAÚJO, R. C. Crenças de autoeficácia e teoria do fluxo na prática, ensino e aprendizagem musical. Percepta Revista de Cognição Musical, v. 1, p. 55-66, 2013.

ARAÚJO, R. C.; ANDRADE, Margaret A. A Study on Teenagers' Musical Practice and Flow Theory. Musicworks Journal: of the Australian Council of Orff Schulwerk, v. 18, p. 19-26, 2013.

GONCALVES, L. S. ; ARAÚJO, R. C. . Um estudo sobre percepção musical e crenças de autoeficácia no contexto de uma instituição de ensino superior paranaense. Revista da ABEM, v. 22, p. 137-154, 2014.

MARTINS, A. M. ; STOLTZ, Tania ; LÜDERS, Valéria . Da psicologia cognitiva à cognição musical: um olhar necessário para a educação musical. Música em Perspectiva, v. 7, p. 110-128, 2014; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/musica; ISSN/ISBN: 19817126.


OTUTUMI, C. H. V.. O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, v. 2, p. 168-190, 2013; Homepage: http://www.revistavortex.com/otutumi2.pdf

PETERS, Ana Paula.; KASEKER, M. P. ; SALLAS, A. L. F. ; GILLER, M. . A modernidade e os imaginários sonoros do Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 10, p. 75-97, 2013. Homepage: http://revistacme.espm.br

PSCHEIDT, J. ; ARAÚJO, R. C. . Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self. Revista da ABEM, v. 23, p. 105-119, 2015
Homepage:http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/567/456

ROMANELLI, G. G. B.. Antes de falar as crianças cantam! considerações sobre o ensino de música na educação infantil. Teoria e Prática da Educação, v. 17, p. 61-71, 2014. Homepage: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/28208/pdf_69

SCHULTZ, D. D. ; ARAÚJO, R. C. . Reflexões sobre o estudo dos neurônios espelho e a aprendizagem musical. PERCEPTA - Revista de Cognição Musical, v. 3, p. 77-92, 2015
Homepage: http://www.abcogmus.org/journals/index.php/percepta/article/view/58; Série: 1; ISSN/ISBN: 2318891X.

TORRES, S. I. ; ARAÚJO, R. C. Um estudo de desenvolvimento sobre aprendizagem do piano em grupo. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes, v. 9, p. 21-35, 2013.



LIVROS e CAPíTULOS DE LIVROS (2013 – 2016):

ARAÚJO, R. C.; RAMOS, D. . Estudos sobre emoção e motivação em cognição musical. 1. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2015. v. 1. 217p . 

ARAÚJO, R. C.. Motivação para prática e aprendizagem da música. In: Rosane Cardoso de Araújo; Danilo Ramos. (Org.). Estudos sobre emoção e motivação em cognição musical. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2015, v. 1, p. 45-58. 
ARAÚJO, R. C.. Improvvisazioni con la piattaforma MIROR. In: Anna Rita Addessi. (Org.). La creatività musicale e motoria dei bambini in ambienti riflessivi. 1ed.Bolonha/Itália: Bononia University Press, 2015, v. 1, p. 79-86. 

GARCIA, T. M. F. B.
 ; ROMANELLI, G. G. B. . "Rituais de delicadeza": contribuições para o debate sobre relações entre pesquisador e crianças na pesquisa etnográfica. In: Romilda Ens; Marynelma Garanhani. (Org.). Pesquisa com crianças e a formação de professores. 1ed.Curitiba: PUCPRess, 2015, v. , p. 203-234.
 
LÜDERS, Valéria; BORTOLOZZO, A. R. S. ; FEITOSA, M. B. ; SILVA, R. A. F. ; ZUCKI, M. L. ; GIRARDI, V. L. . Gestão da Tecnologia na Educação Especial e Inclusiva. In: Sonia Maria Chaves Haracemiv; Cineiva Campoli Paulino Tono; Maria do Carmo Duarte Freitas. (Org.). Informática para o Desenvolvimento Humano. 2aed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 89-133. 

MADALOZZO, Tiago. Instrumentalização sonora. 1.ed. Guarapuava: Ed. Unicentro, 2013. 54p.

MADALOZZO, Tiago. Percepção musical. 1.ed. Guarapuava: Ed. Unicentro, 2013. 50p.

MADALOZZO, Tiago; MADALOZZO, Vivian A. Planejamento na musicalização infantil. In: ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita (orgs.). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013. p.167-190.


OTUTUMI, Cristiane H. V. COLEÇÃO Caminhos Musicais vol. 1 a 5 - para o ensino fundamental. 1. ed. Curitiba: SEFE, 2014. v. 5. 

OTUTUMI, C. H. V.; GOLDEMBERG, R.  Leitura à primeira vista, memorização e disciplina de percepção musical nos cursos de música brasileiros: breves considerações. In: Maria Helena Vieira e Armindo Cachada. (Org.). Pensar a Música. 1ed.Portugal: Guimarães: Fundação Cultural de Guimarães, PORTUGAL, 2013, v. 1, p. 295-315.
 
PETERS, Ana Paula.; STENTZELER, Márcia Marlene (Org.) . PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR. 22. ed. Curitiba: Editora Íthala, 2016. v. 1. 95p . 

PETERS, Ana Paula.. Nas trilhas do choro. 1. ed. Curitiba: Máquina de Escrever, 2016. v. 1. 100p . 

PETERS, Ana Paula.; MARQUES, V. L. B. (Org.) . Reflexões e experiências para a educação em música e artes visuais (Pibid - Caderno 1). 1. ed. Curitiba: Íthala, 2015. v. 1. 89p . 

ROMANELLI, G. G. B.. A música em todo lugar e também na escola. In: Fabiana Souto Lima Vidal; Rossano Silva.. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 1ed.Brasília: MEC-SEB, 2015, v. 6, p. 48-61. 
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Cadernos_2015/cadernos_novembro/pnaic_cad_6_19112015.pdf

ROMANELLI, G. G. B.. A música como elemento integrador da educação integral. In: Marta Pinheiro e Ana Maria Petritis Liblik. (Org.). Educação Integral e Integrada: contribuições da Universidade Federal do Paraná. 1ed.Curitiba: , 2014, v. , p. 105-126. 

ROMANELLI, G. G. B.. Educação Musical no Brasil: conquistas e desafios. In: Aloísio Leoni Schmid. (Org.). Espaços para aprender e ensinar música: construção e adequação. 1ed.Brasília: Capes, 2013, v. , p. 7-. 

ROMANELLI, G. G. B.. Educação de Jovens e Adultos: Alcance EJA: arte anos finais do ensino fundamental. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2013. v. 1.  



PUBLICAÇÕES EM CONGRESSO/ SIMPÓSIOS E SIMILARES (2013 – 2016)

ADDESSI, A. R. ; ARAÚJO, R. C. . Designing the Miror-Body Gesture Framework for Music and Dance Creativity. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém/Pará. Anais do IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Belém: UFPA, 2013. v. 1. p. 74-94. 
Homepage: http://www.abccogmus.org

ARAÚJO, R. C. Representações sociais na prática de ensino de professores de instrumento. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: ANPPOM, 2015.
Homepage:http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3821/993

ARAÚJO, R. C. Approaches about motivation for the practice of music in the higher education: two discursive possibilities. In: 13 International Conference on Music Perception and Cognition and 5 Conference for the Asia-Pacific Society for Cognitive Sciences of Music ICMPC-APSCOM 2014, 2014, Seul - Coréia do Sul: Yonsei University, 2014. v. 1. p. 368-368. 

ARAÚJO, R. C. A study about musical practice and Flow Theory. In: Tui Tuituia - 2013 Music and Movement Education Conference/ University of Waikato, 2013, Hamilton / New Zealand. Tui Tuituia - 2013 Music and Movement Education Conference. Hamilton: University of Waikato, 2013. v. 1. p. 1-15.

ARAÚJO, R. C.; ADDESSI, A. R. . Children's musical improvisation in an interactive/reflexive musical context: a study. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém/Pará. Anais do IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Belém: UFPA, 2013. v. 1. p. 95-105. 
Homepage: http://www.abcogmus.org/abcm/index.php/eventos/13-simcam-9

ARAÚJO, R. C.; ROMANELLI, G. ; BRISKI, M. ; PFARIUS, G. . Um estudo sobre o estágio curricular obrigatório no curso de Licenciatura em Música da UFPR sob o enfoque da motivação. In: XXII Congresso da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal. Anais do XXII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical. Natal: ABEM, 2015. v. 1. p. 1-12. Homepage: http://www.abemeducacaomusical.org.br

ARAÚJO, R. C.; ANDRADE, Margaret A. A study about flow theory and teenager's musical practice. In: 13 International Conference on Music Perception and Cognition and 5 Conference for the Asia-Pacific Society for Cognitive Sciences of Music ICMPC-APSCOM 2014,  Seul - Coréia do Sul: Yonsei University, 2014. v. 1. p. 201-204. 

ARAÚJO, R. C.; ANDRADE, Margaret A. Motivação na prática musical de adolescentes: um estudo de levantamento. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas. Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Campinas: UNICAMP, 2014. v. 1. p. 74-81. 
Homepage: http://www.abcogmus.org/documents/SIMCAM10.pdf

BATTISTI, D. ; ARAÚJO, R. C. . Elaboração e validação de um questionário sobre as crenças de autoeficácia de alunos de violão em um contexto de ensino coletivo. In: XXII Congresso da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal: ABEM, 2015. Homepage: http://www.abemeducacaomusical.org.br

CAMARGO, A. ; ARAÚJO, R. C. ; MADALOZO, T. O Projeto 'Música e Cognição'. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém/Pará. Anais do IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Belém: UFPA, 2013. v. 1. p. 183-193.

CAMPOS, F. A. ; ARAUJO, R. C. . Um estudo sobre motivação e estado de fluxo em aulas de musicalização infantil. In: 12.º Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do 12.º Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: ABCM, 2016. Homepage: http://www.abcogmus.org/

CAMPOS, F. A. ; ARAÚJO, R. C. . Elaboração e validação de um questionário sobre experiência de fluxo para aplicação com crianças entre 8 e 12 em aulas de musicalização. In: XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015, Pirenópolis. Anais do Goiânia: UFG, 2015. v. 1. p. 438-444. 
Homepage: 
http://www.abcogmus.org/abcm/index.php/simcam/anais-dos-eventos

FILIPAK, R. ; ARAÚJO, R. C. A implementação da Lei 11.769/08 nas escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Palmeira/PR. In: XXII Congresso da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal. Natal: ABEM, 2015.
Homepage: http://www.abemeducacaomusical.org.br; ISSN/ISBN: 9788523708504.

FILIPAK, R. ; ARAÚJO, R. C. Construção das crenças de autoeficácia em aulas de musicalização e flauta doce. In: SIMPEMUS 6 - Simpósio de Pesquisa em Música, 2013, Curitiba. Anais do SIMPEMUS 6 - Simpósio de Pesquisa em Música 2013. Curitiba: DEARTES, 2013. v. 1.

GONÇALVES, L. S. ; ARAÚJO, R. C. Elaboração e validação de uma escala de autoeficácia para alunos de percepção musical. In: SIMPEMUS 6 - Simpósio de Pesquisa em Música, 2013, Curitiba. Anais do SIMPEMUS 6 - Simpósio de Pesquisa em Música 2013. Curitiba: DEARTES, 2013. v. 1.

KRUGER, V. L. G. ; ARAÚJO, R. C. ; KRUGER, I. M. . Procedimentos metodológicos em El Sistema e a autorregulação acadêmica. In: XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015, Pirenópolis: UFG, 2015. v. 1. p. 222-231.  Homepage: http://www.abcogmus.org/abcm/index.php/simcam/anais-dos-eventos

KRUGER, I. M. ; ARAÚJO, R. C. ; KRUGER, V. L. G. . Aulas de composição musical em turmas: processos criativos e motivacionais. In: XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015, Pirenópolis: UFG, 2015. v. 1. p. 347-356. Homepage: http://www.abcogmus.org/abcm/index.php/simcam/anais-dos-eventos

KRUGER, V. L. G. ; ARAÚJO, R. C. Projeto de Pesquisa: El Sistema como agente no processo de construção das crenças de autoeficácia de seus alunos, músicos e professores. In: XXI Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis: UFG, 2013.

KRUGER, I. M. ; ARAÚJO, R. C. . O processo de aprendizagem da composição musical em aulas coletivas por meio de experiências vicárias. In: XIX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém/Pará: UFPA, 2013. v. 1. p. 106-116. 

KRUGER, V. L. G. ; ARAÚJO, R. C. . Projeto de Pesquisa: El Sistema como agente no processo de construção das crenças de autoeficácia de seus alunos, músicos e professores. In: XXI Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis: UFG, 2013.  Homepage: http://www.abemeducacaomusical.org.br.

LOYOLA, L. C. M. Aquisição de Habilidades Rítmicas no Estudo do Violão. In: VII SAVEMBAP. Anais do VII SAVEMBAP. Curitiba: UNESPAR. 2013. p. 152-161.

LOYOLA, L. C. M. O desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo. In: XII SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre/RS. Anais do XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016.

OTUTUMI, Cristiane H. V.; HELLSTROM, Natacha T. O uso da voz no aperfeiçoamento da percepção musical: práticas para um estudo coletivo. In: IX Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2016, Campinas. IX Encontro de Educação Musical da Unicamp. Campinas, 2016. v. 09. Homepage: http://eemunicamp.blogspot.com.br.


OTUTUMI, Cristiane H. V. O canto coral e o ensino na Percepção Musical: o que há em comum?. In: XXIV Congresso Nacional e II Congresso Internacional da Federação de Arte Educadores do Brasil FAEB, 2014, Ponta Grossa. XXIV. Homepage: http://www.isapg.com.br/2014/confaeb/selecionados.php.

PETERS, Ana Paula.; ARAÚJO, Francisco C.  Um estudo sobre o grupo Choro&Seresta: dados históricos e práticos para a educação musical. In: I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade, 2015, Porto Alegre. Anais do I MusPopUni: O estado da arte do ensino de Música Popular nas universidades brasileiras. Porto Alegre: UFRGS, 2015. v. 1. p. 207-215. 

PETERS, Ana Paula.; FERNANDES, Claudio A. ; FERREIRA, Luzia Aparecida . Choro curitibano - configurações e práticas musicais etnoculturais. In: XI Congresso IASPM-AL Associación Internacional para el Estudo de la Música Popular, 2015, Salvador. Música y territorialidades: los sonidos de los lugares y sus contextos socioculturales. São Paulo: Letra e Voz, 2014. p. 251-256. 

PIEKARSKI, T. C. T. ; LÜDERS, Valéria . Instrumento de avaliação de conhecimento dos elementos do som: aprendizagem musical em contexto de inclusão. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas/SP. X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014. v. 1. p. 82-88. 
Homepage: http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/simcam/simcam10/; ISSN/ISBN: 2236-4366. 

PIEKARSKI, T. C. T. ; LÜDERS, Valéria . Conceitos vigotskianos e a aprendizagem musical no contexto escolar. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para pesquisas e ações em educação musical, 2013, Pirenópolis/GO. Editora da UFPB, 2013. v. 1. p. 644-652.  Homepage:http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf;

PIEKARSKI, Teresa Cristina Trizzolini; FILIPAK, Renata; RAMOS, Danilo. Efeitos do manuseio de instrumentos musicais sobre o reconhecimento de timbres em crianças de 5 e 6 anos. In: UNDECIMO ENCUENTRO DE CIENCIAS COGNITIVAS DE LA MUSICA, Buenos Aires, 2013. Actas de ECCOM... v. 1, n. 1, p. 267-271.

PIEKARSKI, T. C. T. ; LÜDERS, Valéria . The Musical Learning of a Student with Intellectual Disability in an Inclusion Context. In: 31a Conferência Mundial da ISME, 2014, Porto Alegre. 31st Isme World Conference on Music Education: listening to the musical diversity of the world, 2014. v. 1. p. 174-174. 

PSCHEIDT, J. ; ARAÚJO, R. C. . A Simbiose entre identidade e aprendizagem: um estudo de caso realizado na cidade de Curitiba (Brasil). In: XII Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica, 2015, San Juan / Argentina. La experiencia musical: cuerpo, tiempo y sonido en el escenario de nuestra mente. Buenos Aires: SACCOM - Sociedad Argentina para las ciencias cognitivas de la musica, 2015. v. 1. p. 37-38. 
Homepage: http://www.saccom.org.ar/
                                                                      
RABY, M. L. F. R. L. F. ; LÜDERS, Valéria . O que dizem sobre música, as crianças com deficiência intelectual leve?. In: 31a Conferência Mundial da ISME, 2014, Porto Alegre/RS. 31st Isme World Conference on Music Education: listening to the musical diversity of the world, 2014. v. 1. p. 268-268. 

RABY, M. L. F. R. L. F. ; LÜDERS, Valéria . Contribuições da Psicologia Histórico-cultural ao estudo da aprendizagem musical de crianças com deficiência intelectual. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas/SP. X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014. v. 1. p. 437-444. 
Homepage: http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/simcam/simcam10/; ISSN/ISBN: 2236-4366. 


STOCCHERO, M. A. ; ARAÚJO, R. C. Educação Musical na Escola Regular: possíveis experiências de Fluxo. In: XXI Congresso Nacional da Abem, 2013, Pirenópolis. Anais do XXI Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Pirenópolis: UFG, 2013.

VELOSO, F. D. D. ; ARAUJO, R. C. . Processos autorregulatóriosna prática instrumental: contribuições da Teoria Social Cognitva para formação do percussionista sinfônico. In: 12.º Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do 12.º Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro: ABCM, 2016.
Homepage: http://www.abcogmus.org

VELOSO, F. D. D. ; ARAÚJO, R. C. . Um estudo sobre crenças de autoeficácia de alunos de música no contexto da disciplina de Contraponto Modal. In: XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015, Pirenópolis: UFG, 2015. v. 1. p. 259-268.  Homepage: http://www.abcogmus.org/abcm/index.php/simcam/anais-dos-eventos.

ZABROKI, A. R. ; ARAÚJO, R. C. . A motivação do adolescente para iniciar a aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (Brasil). In: XII Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica, 2015, San Juan / Argentina. La Experiencia Musical: Cuerpo, tiempo y sonido en el escenario de nuestra mente. Buenos Aires: SACCOM - Sociedad Argentina para las ciencias cognitivas de la musica, 2015. v. 1. p. 36-37. 
Homepage: http://www.saccom.org.ar/

ZABROKI, A. R. ; ARAÚJO, R. C. . A experiência de fluxo na prática e estudo cotidiano do violão em alunos iniciantes. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas. Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Campinas: UNICAMP, 2014. v. 1. p. 455-459.  Homepage: http://www.abcogmus.org/documents/SIMCAM10.pdf