Guilherme
Romanelli
A
formação musical do professor unidocente: a relação entre o saber informal e o
espaço escolar - O presente projeto
de pesquisa se afina com as atuais discussões sobre a qualidade do ensino de
música nas escolas brasileiras pautando-se especialmente nos aspectos relativos
à formação de professores, fator freqüentemente relacionado como o principal
problema no ensino da música nas escolas. Delimitando o universo pesquisado,
este projeto deve se concentrar na relação entre o ensino da música e os professores
generalistas (ou unidocentes) atuantes na educação infantil e nos primeiros
quatro anos do ensino fundamental, o que se justifica pelo fato destes
professores terem contato com crianças no momento mais importante do seu
desenvolvimento musical. Este trabalho pretende: identificar os saberes
necessários à prática do professor sem formação específica no que se refere ao
ensino da música; detectar e caracterizar o conhecimento musical não formal
deste professor e confrontá-lo com o conhecimento elaborado e sistematizado;
identificar a relação que estes professores têm com a linguagem musical; e
apresentar propostas de ação na formação musical do professor unidocente. Para
fundamentar a argumentação desta proposta de trabalho serão levantados os parâmetros
teóricos que justificam a presença da música no processo de ensino, o espaço da
música na sociedade e os modos pelos quais esta linguagem é transmitida entre
gerações. Também serão abordadas as bases teóricas que enfatizam a importância
do ensino musical nos primeiros anos da escola. Outro ponto que será
contemplado por esta pesquisa é um estudo das leis educacionais vigentes nas
várias instâncias do poder público, dando ênfase à LDB e aos mecanismos
complementares, como os PCNs. As referências teórico-metodológicas desta
pesquisa se fundamentam nos estudos da cultura escolar e nas distintas
concepções acerca da formação de professores na área de música.
Valéria Lüders
Práticas
pedagógico/musicais e educação inclusiva: um estudo em construção - O foco para
este projeto é a investigação sobre possíveis ações do sistema escolar para
aproximar as crianças com necessidades especiais da escola regular, e
aobservação dos referenciais sobre formação docente como norteadores da prática
do professor de música para o contexto inclusivo.
Rosane Cardoso de Araújo
Motivação e criatividade na prática e aprendizagem musical: perspectivas e confluências com base nos estudos de Mihaly Csikszentmihalyi e Albert Bandura - Esta proposta de pesquisa tem como foco os estudos de motivação e criatividade em música por meio da abordagem dos estudos sobre Criatividade e Teoria do Fluxo de Csikszentmihalyi (2014, 1999) e as Crenças de Autoeficácia de Albert Bandura (2008, 1997). O objetivo geral é investigar, por meio de abordagens quantitativas e qualitativas, elementos comuns presentes na prática e aprendizagem musical de diferentes indivíduos, relacionados às crenças de autoeficácia, experiência de fluxo e comportamento criativo, como forma de contribuição inédita e aprofundamento para os estudos de motivação e criatividade realizados no Brasil. Os estudos sobre motivação e música têm sido desenvolvidos no Brasil sistematicamente, no entanto estudos que relacionem a teoria do fluxo com as crenças de autoeficácia ainda necessitam novas pesquisas. Da mesma forma estudos sobre criatividade e experiência de fluxo e música ainda podem ser mais explorados particularmente aqueles que relacionam o uso de novas tecnologias em processos de aprendizagem musical. Nesta pesquisa a aproximação com o uso das novas tecnologias se dará por meio da continuidade da parceria da pesquisadora com a equipe de pesquisadores da Universidade de Bolonha que trabalham com o MIROR Project (Musical Interaction Relying on Reflexion), projeto elaborado no âmbito do 7.º Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (Commission´s Seventh Framework Programme). Com esta pesquisa espera-se contribuir, por meio do aprofundamento dos estudos sobre processos motivacionais e criativos na prática musical, especialmente no contexto educacional brasileiro.
Educação musical: Formação de professores, práticas de ensino, representações sociais, processos cognitivos e motivacionais - O objetivo geral para esta projeto é investigar processos formativos e motivacionais presentes na prática do discente, do docente e do performer a partir de perspectivas motivacionais e músico/educacionais. Como objetivos específicos busca-se: a) aprofundar pesquisas sobre teorias de motivação e música, especificamente teoria da autoeficácia (Bandura, 2008), teoria da autodeterminação (Deci & Ryan, 2004) e teoria do fluxo (Csikszentmihalyi , 1999); b) investigar processos de formação docente com base nos estudos de Tardif (2002) e Ghautier (1999); c) aprofundar estudos sobre envolvimento em práticas musicais diversas com base nos estudos sobre representações sociais (psicologia social) e/ou estudo da cognição musical. Os procedimentos metodológicos envolvem metodologia híbrida que associa perspectivas qualitativas e quantitativas, como o estudo de caso e a survey. Com este projeto espera-se contribuir especialmente com pesquisas que envolvam perspectivas sobre motivação, formação docente e estudos cognitivos da música no contexto brasileiro.
Ana Paula Peters